sexo depois de discussão

Por que se acredita que o sexo depois de discussão é tão bom?

Muitas pessoas acreditam que o sexo pode curar tudo, até mesmo as feridas mais profundas. Por isso, alguns casais recorrem ao sexo após uma discussão, na tentativa de amenizar os sentimentos negativos gerados pela briga. Mas até que ponto isso é benéfico? Quais são as desvantagens de usar o sexo como uma forma de resolver pendências sem, de fato, tratar o problema de fundo?

A sexualidade ativa tem seu papel no relacionamento e pode ser uma parte importante da vida a dois. Por isso, trazemos mais detalhes sobre o impacto dessa prática e os cuidados necessários. Confira a seguir.

Por que se acredita que o sexo depois de brigas e discussões é bom?

O sexo de reconciliação é muitas vezes descrito como vibrante, intenso e altamente prazeroso. Para casais que buscam emoção, essa prática pode ser um escape, trazendo boas sensações no início. Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Laura Meyer, esse momento pode resgatar memórias do início do relacionamento.

“Gera muito prazer pelo alívio de restabelecer a relação, reforçando o vínculo do casal, pois é o medo de perder a pessoa que desencadeia esse processo. Muitas vezes, serve para interromper a briga ou porque a sensação de raiva provoca excitação sexual”.

A profissional ainda aponta que o sexo de reconciliação pode se misturar com sentimentos ambíguos, como amor e ódio, e até levar o casal a explorar novas experiências e sensações a dois.

“Podemos pensar em vingança, uma atitude sádica da parte de quem está com raiva e masoquista do outro, que aceita. É um exemplo do que pode acontecer. Nem todo sexo de reconciliação tem o mesmo motivo. A origem não é a mesma para todos”, ressaltou.

O terapeuta sexual André Almeida acrescenta que o momento é frequentemente carregado de hormônios, como serotonina, endorfina e ocitocina, o que pode intensificar o prazer e a voracidade. Geralmente, o sexo após uma briga tende a ser mais apaixonado e agressivo, aumentando o prazer.

Apesar de seu potencial para proporcionar prazer e servir como uma maneira de resolver conflitos, o sexo de reconciliação pode ser arriscado se não for tratado com cuidado. Esse é um alerta importante para quem considera essa prática como solução para problemas no relacionamento.

Quais são as vantagens do sexo depois de discussão?

1. Reaproximação

Após uma briga, o casal pode se sentir mais afastado emocionalmente. Logo, depois do sexo, é normal que ambos sintam vontade de se aproximar mais, ficar de chamego na cama, abraçados e se reconectando. Passada a sensação de insegurança e medo, é natural sentir vontade de ligar os pontos novamente. Esses desejos ajudam a intensificar a intimidade que foi ameaçada por algum motivo.

2. Visão diferente

Durante uma discussão o casal pode ficar de frente ao fato de serem dois indivíduos. Eles então focam em suas diferenças, na sua individualidade e visão própria de mundo. Logo, estar em contato com sua própria individualidade pode ser um motor para o desejo sexual. Esse acontece quando cada pessoa pode se perceber como um eu separado do outro, que precisa ir em busca do outro.

3. Novas sensações

Toda a raiva sentida pela parceria durante a briga pode ser descontada na cama de forma criativa e prazerosa. O casal pode aproveitar para mergulhar no mundo do BDSM, por exemplo, despertando novas sensações. Mas, antes é preciso estudar mais sobre o assunto para evitar problemas.

E quais são as desvantagens e cuidados a serem tomados?

1. Acúmulo de sentimentos ruins

De modo geral, depois de uma briga ou discussão é normal ficar um pouco magoado ou ressentido. Sendo assim, resolver qualquer assunto na cama pode fazer com que os problemas que precisam de diálogos se acumulem, gerando uma bola de neve que a qualquer momento pode causar um desastre na relação.

2. Sufocamento

Em situações assim, o sexo depois de discussão pode causar um alívio imediato ao casal. Essa é uma forma de tentar afastar das emoções desconfortáveis. Contudo, suprimir as emoções, a mágoa e o ressentimento podem aumentar e causar novas brigas.

3. Sinal de que o casal está mal

O sexo de reconciliação pode ser um forte sinal de que o casal não consegue lidar com os próprios conflitos em outras áreas da relação e usam dos estímulos físicos como forma de apaziguar os conflitos. Após o momento na cama, é normal que eles voltem a brigar pelos mesmos motivos de antes, piorando ainda mais o convívio.

É de extrema importância resolver as coisas verbalmente antes de finalmente partir para os finalmente.

Fontes: Minha Vida; O Globo; Gaucha ZH; Metropoles; UOL; Metropoles

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *