Sabemos que a maioria das mulheres enfrenta dias difíceis de menstruação alguns dias por mês. E portanto é preciso lidar com isso de alguma forma. A opção mais adotada é o absorvente tradicional, seja ele interno ou externo. Mas não é a única! Muitas optam pelo coletor menstrual, que vem ganhando força de um tempo para cá.
Como foi dito, essa é uma alternativa ao absorvente comum. Embora ele tenha a mesma função, que é segurar o líquido menstrual e não deixar que vaze, existe uma diferença, de acordo com algumas internautas: a possibilidade de ter uma relação sexual. Mas será que é mesmo seguro e indicado? Confira conosco a seguir.
O que é e para que serve o coletor menstrual?
O coletor menstrual é um “copinho” prático, sustentável e muito econômico, que oferece várias vantagens às mulheres, substituindo o absorvente descartável. Ele é feito de silicone e pode armazenar o sangue menstrual por até 12 horas.
Nesse intervalo, as mulheres que usam o coletor não precisam se preocupar em trocar, pois ele pode armazenar até 30 ml. Para se ter uma noção, uma pessoa perde cerca de 30 ml a 80 ml de sangue ao final de todos os dias do ciclo menstrual.
Por ser feito se silicone, o risco de proliferação de qualquer tipo de bactéria é muito menor quando ele é devidamente higienizado, além de não causar irritações na pele. Na hora de usar, as mulheres só precisam dobra-lo no formato mais confortável para inserir no canal vaginal.
Lá dentro ele irá abrir e se adaptar ao espaço. Diferente do absorvente interno, o coletor não absorve o fluxo do sangue. Ele fica armazenado dentro do copinho até que seja retirado. E precisa ser higienizado corretamente antes do próximo uso.
E é bem simples fazer isso! Basta usar água corrente e sabão neutro. Ao final do ciclo, antes de guarda-lo, o produto precisa ser higienizado novamente e fervido em uma panela com água limpa por aproximadamente oito minutos. O coletor, se bem cuidado, tem uma vida útil de dez anos.
Pode usar coletor menstrual durante o sexo?
Viralizou nas redes sociais uma dica para as mulheres que desejam fazer sexo naqueles dias: usar o coletor menstrual. De acordo com as usuárias do X (antigo Twitter), essa é uma boa opção para minimizar a ‘sujeira’ que o sangue pode causar durante o sexo.
A cantora MC Taya foi uma das primeiras a comentar: “já usei várias vezes e super funciona. O cara nem percebe”. Mas será que é mesmo seguro? Segundo Letícia Piccolo, ginecologista e especialista em fertilidade e reprodução humana, não existem contraindicações oficiais a respeito disso.
No entanto, ela não recomenda usar o coletor menstrual durante o sexo por causa do espaço que o produto ocupa no canal vaginal. A menos se a opção for o disco menstrual.
“O disco é uma proteção, como um silicone, que impede que o sangue desça. Na teoria, ele não ocupa espaço nenhum, então pode ser usado durante a prática sexual”.
Para Andrea Prestes Nácul, membro da Comissão de Ginecologia Endócrina da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o grande problema seria usar modelos de coletores que possuem cabos mais rígidos na ponta.
“Essa ponta pode encostar no pênis, ferindo o órgão, ou se deslocar machucando a parede vaginal. E ainda há o risco de que ele rompa o preservativo”.
Debora Rosa, ginecologista natural também abordou o assunto, dando uma dica para quem deseja experimentar o disco. “É bom dar uma esvaziada nele antes da relação”, alertou. Assim é ainda mais seguro em relação à sujeira que o sangue pode causar. Mas, uma dica de ouro para quem deseja fazer sexo durante o período menstrual é: aproveite a hora do banho!
Aproveite para ler também: 10 dicas para fazer sexo no calor sem derreter
Fontes: UOL; Metrópoles; Doutor Jairo;