Sapiossexualidade é uma condição que ainda causa estranheza nas pessoas, visto que pode ser um pouco complexo. Aqueles com a mente mais fechada tendem vê-la de forma diferente. Pessoas que se definem sapiossexuais não sentem atração necessariamente por corpos masculinos ou femininos, mas sim por mentes inteligentes.
De forma resumida, a sapiossexualidade causa uma atração por pessoas realmente inteligentes. Sendo assim, o sapiossexual dificilmente vai se relacionar com aqueles que ele considera de intelecto inferior ou muito baixo.
O que é a sapiossexualidade?
De acordo com a psicóloga Marcela Bohn, sapiossexual é a pessoa que se atrai pela inteligência de outra. “Um sapiossexual se atrai e se envolve pela inteligência do outro acima de qualquer atributo físico, estético ou social, por exemplo”, disse.
E não tem qualquer relação com gênero. Quem se identifica como sapiossexual pode ser homossexual, bissexual, pansexual, heterossexual e etc. Sendo assim, é necessário que haja realmente uma conexão intelectual para que esse desejo seja despertado.
Essa relevância da inteligência na hora de se relacionar pode estar diretamente ligada à teoria da evolução, de acordo com estudiosos. Ainda segundo Marcela, “sendo a inteligência um fator que determina a capacidade de sobrevivência, habilidades cognitivas e capacidade de resolver problemas podem gerar várias sensações. Sendo elas: segurança, admiração e aflição, por exemplo. São características que contribuem para o desejo sexual”.
- Leia também: Demissexualidade: descubra o que é ser demissexual
Características das pessoas sapiossexuais
Pessoas sapiossexuais costumam buscar por conversas mais intelectuais, profundas. Portanto, são assim que elas se atraem por alguém. As principais características são:
- Costumam escrever e se comunicar corretamente: e isso é algo totalmente relevante. Os sapiossexuais ainda procuram por pessoas que façam o mesmo, visto que isso demonstra inteligência. Para eles, se está na internet ou não, toda forma de se mostrar intelectualmente superior conta;
- Tem inteligência emocional: pessoas sapiossexuais se atraem muito pela maturidade. Ou seja, aquelas pessoas que saibam resolver seus próprios problemas e compreender os sentimentos dos outros. A empatia, por exemplo, é um diferencial;
- Não se importa com idade ou beleza física: essa é a principal característica. Sapiossexuais gostam de pessoas educadas, carismáticas e que saibam conversar em diferentes lugares;
- Preferem outras riquezas: em vez de se preocupar com os produtos de beleza que o outro usa, o sapiossexual prefere saber sobre os livros lidos ou os filmes preferidos.
Controvérsias a respeito dessa preferência
Há quem afirme que o desejo por um parceiro inteligente não é uma orientação sexual. Ou seja, isso não passa de uma preferência, mas não única ou não normativa. O assunto já foi mais polêmico. Houve um tempo em que as pessoas que se identificam como sapiossexuais afirmavam que só sentiam atração pela mais pura inteligência acadêmica.
- Leia também: 5 mitos sobre a sexualidade feminina
Então, diante disso, muitas críticas em relação a sapiossexualidade surgiram. O “movimento” passou a ser chamado de problemático, elitista e capacitista. Além disso, a atração foi considerada perigosa, principalmente para pessoas com baixa autoestima.
Embora tenha havido muitas controvérsias por anos, em 2014 o site de namoro estadunidense OkCupid deu um passo importante. Eles inseriram a sapiossexualidade como opção de sexualidade dentro da plataforma. Na TV brasileira o assunto ganhou mais força em 2018. A cantora e ex-BBB Karol Conka se definiu como sapiossexual.
O mesmo aconteceu na edição do Big Brother Brasil em 2023, quando a participante Key Alves se declarou sapiossexual. O tema ainda é complexo para muitas pessoas, mas caminha bem rumo a aceitação geral.
Fontes: Dicas de Mulher; Veja; Vogue