Quando ouvimos falar de pompoarismo, a primeira coisa que vem à mente são os exercícios feitos por mulheres para fortalecer o músculo pélvico. Mas existe também o pompoarismo masculino, uma arte milenar que ajuda o homem a “durar mais tempo” na hora H. Esse tipo de exercício faz com que as ereções sejam mais intensas e prazerosas.
O pompoarismo masculino oferece, além da ereção prolongada, vários outros benefícios ao homem. Confira conosco a seguir mais detalhes sobre a técnica e como ela pode ser feita.
O que é o pompoarismo masculino e como funciona?
O pompoarismo masculino é uma técnica em que são realizados exercícios para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, assim como no pompoarismo feminino. É uma técnica que aumenta a resistência do músculo pubococcígeo e cremaster, além do esfíncter anal.
Portanto, ajuda a combater diversos problemas, como incontinência urinária ou fecal, além das hemorroidas. Geralmente é indicado para bexiga hiperativa ou após cirurgia na próstata ou pélvica.
Também conhecido como exercícios de Kegel, o pompoarismo masculino também ajuda a melhorar a resistência durante o ato sexual, combater a ejaculação precoce ou disfunção erétil. Esses exercícios podem ser feitos diariamente. Mas a preferência é de que sejam realizados somente com orientação de um fisioterapeuta. Somente o profissional poderá avaliar a musculatura e indicar os exercícios corretos para cada indivíduo.
Quais são os benefícios do pompoarismo masculino?
São vários os benefícios para os homens que mantém a prática em dia. E o mesmo vale para as suas parceiras sexuais, que sentirão a melhora em algumas semanas.
1. Aumenta o prazer durante o sexo
Os exercícios de pompoarismo masculino ajudam a aumentar de forma considerável a sensibilidade no pênis, de modo que os orgasmos ficam muito mais intensos e satisfatórios. De acordo com profissionais, orgasmos mais prazerosos são sinônimos de uma vida sexual muito mais saudável.
2. Melhora a saúde sexual
Praticar o pompoarismo melhora a saúde sexual como um todo, já que fortalece a musculatura pélvica, melhorando o controle do orgasmo e a resistência na cama.
3. Previne problemas de saúde
Dois dos problemas mais comuns entre os homens podem ser combatidos com os exercícios de pompoarismo. São eles: incontinência urinária e disfunção erétil. Mas, como indicamos acima, a prática só deve acontecer depois da orientação de um profissional.
4. Fortalece os músculos na região íntima
O pompoarismo faz com que a musculatura pélvica se fortaleça. E os benefícios vão além da satisfação na cama. Com o fortalecimento, os homens podem desfrutar de uma postura melhor, além de aliviar as dores nas costas.
5. Melhora a autoestima
Os benefícios vão além do que podemos tocar ou perceber fisicamente. Como exemplo, a prática ajuda a melhorar a autoestima. Os homens ganham confiança e ficam mais seguros na vida sexual, o que se estende para a vida toda.
6. Melhora a saúde como um todo
O pompoarismo masculino pode melhorar a saúde geral dos homens, ultrapassando as barreiras sexuais. O fortalecimento da musculatura pélvica ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o sistema imunológico e até mesmo a digestão. Quando isso é combinado a uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável, os benefícios são rapidamente notados.
7. Aumenta a libido
Como você pode ver, o pompoarismo masculino oferece muitos benefícios físicos, mas não somente isso! O fortalecimento da musculatura pélvica pode aumentar a libido, melhorando assim a autoestima, confiança e diminuindo a ansiedade durante o sexo. Com o desempenho melhor, o homem consegue desempenhar melhor na cama.
8. Potencializa a ereção
Os exercícios de pompoarismo aumentam a circulação sanguínea dentro do pênis. Com isso o homem tem a ereção potencializada, podendo durar mais tempo na relação sexual e sentir prazer, ao mesmo tempo em que oferece à parceira.
Como praticar o pomporismo masculino?
Existem os métodos corretos para praticar o pompoarismo. Confira conosco o passo a passo para não errar.
Passo 1
Antes de começar, concentre-se na respiração. Foque para mexer somente o abdômen, expandindo ao inspirar e contraído ao expirar. Repita esse movimento dez vezes. Assim, o seu corpo entrará em sintonia com a mente.
Passo 2
Durante o banho, de pé, deixe que a água morna caia sobre o pênis, principalmente na glande. Comece, aos poucos, a movimentar a pélvis, como se estivesse rebolando. Quanto mais tempo fizer isso, melhor o resultado.
Passo 3
Comece a estimular o pênis, com movimentos de masturbação. Enquanto faz isso, balance a pélvis para frente e para trás. É importante contrair as nádegas com força enquanto faz isso. Repita, no mínimo, 30 vezes esse exercício.
Passo 4
O próximo passo é a contração do períneo, como se estivesse forçando para segurar o xixi. Ao fazer isso, o pênis irá se movimentar. Então tente movimentar somente ele!
Passo 5
Outra forma de exercitar é parar ou diminuir o jato de xixi enquanto estiver urinando. É possível conseguir isso contraindo o músculo responsável pelo processo. A dica é: tente contrair com força. Mas, se não conseguir, não precisa se preocupar. Não é fácil mesmo não.
O ideal é que não faça isso durante a primeira urina do dia. Além disso, faça somente duas vezes por semana para não causar problemas.
Passo 6
Quando tiver controle sobre os movimentos do corpo, pratique com o pênis ereto, colocando a mão para resistir ao movimento de contrair o períneo. Para criar resistência, coloque uma toalha seca sobre o pênis e tente levantá-la diversas vezes.
Quando isso se tornar fácil, comece o treino com uma toalha molhada. O melhor horário para essa prática é pela manhã, antes ou depois do banho, entre dois e três minutos. Recomenda-se fazer duas vezes ao dia.
Passo 7
Outro exercício muito eficaz é a contração e relaxamento do glúteo. Basta fazer dez repetições, em três séries. Esse está entre os exercícios mais eficazes do pompoarismo masculino.
Para quem é indicado?
O pompoarismo masculino é indicado para os homens que estão com os músculos do assoalho pélvico enfraquecidos. Isso pode acontecer devido ao envelhecimento natural do corpo ou em situações específicas. Pessoas que passaram por uma cirurgia na próstata, por exemplo, precisam fortalecer a região de alguma forma. Aí que entra o pompoarismo.
Existem outros motivos também como: trauma ou cirurgia pélvica, diabetes, excesso de peso ou obesidade, cirurgia da bexiga, sedentarismo, tosse crônica, prisão de ventre crônica, exercícios físicos de alto impacto, levantamento de objetos muito pesados e lesões na medula espinhal.
Indica-se ainda para os homens que desejam melhorar o relacionamento afetivo e amoroso, uma vez que transforma a vida sexual do casal, deixando-a mais criativa e prazerosa. Os exercícios ajudam a acabar com a monotonia e estimula a relação sexual com mais desejo e intensidade.
Até mesmo os casais que precisam transformar sua comunicação podem ser beneficiados com o pompoarismo masculino. Os exercícios íntimos ajudam a incentivar a comunicação entre os dois sobre as necessidades e desejos sexuais.
Esse processo de aprender a praticar juntos pode ajudar a estabelecer uma comunicação mais clara, direta e aberta, uma vez que os exercícios podem ser realizados em conjunto. O casal que fortalece o vínculo emocional e físico tende a prosperar na vida como um todo.
Quanto tempo demora para sentir os efeitos?
De acordo com a terapeuta sexual Tami Bhavani, os primeiros resultados podem ser notados logo no primeiro mês. A profissional explica ainda que os exercícios de pompoarismo masculino ajudam o homem a contrair o períneo durante o sexo, ou seja, que o pênis movimente dentro do canal vaginal.
Isso aumenta não somente o próprio prazer, mas também da parceira. A dica da terapeuta para quem está começando, é que vá aos poucos, seguindo o passo a passo que listamos acima de forma fiel. Lembrando sempre que o tempo ajuda a melhorar os exercícios. Então não precisa ter pressa.
- Leia também: O corpo humano precisa de sexo?
Fontes: Mulheres bem resolvidas; O Tempo; Rede Metamorfose; Tua Saúde; Centro Clínico do Homem