Muita lubrificação pode ser até constrangedor para a mulher, mas não é de fato um problema. Algumas mulheres sofrem com a falta de lubrificação na hora do sexo. Mas, por outro lado, algumas ficam lubrificadas demais e podem até relacionar essa condição com algum tipo de doença. De antemão, já afirmamos que está tudo bem!
Esse assunto ainda causa alguma estranheza para as pessoas. Então decidimos abordá-lo com mais detalhes para que você entenda melhor o que fazer e como enxergar a situação.
- Leia também: Química sexual: isso realmente existe?
É normal ter muita lubrificação?
Como falamos, a lubrificação é a maior aliada da mulher na hora do sexo. E assim como cada corpo é diferente um do outro, a quantidade de lubrificação natural também é. Sendo assim, não existe uma medida que indique o que seria normal ou não.
De acordo com especialistas, alguns hábitos fazem com que haja o aumento na produção do líquido. E está tudo bem! Algumas mulheres se sentem constrangidas com isso porque o assunto é, de certa forma, um tabu. Mas essa forma de enxergar deve ser mudada.
De acordo com a ginecologista e obstetra Juliana Paulina Schneider, o aumento da lubrificação não está ligada a alguma doença. Segundo a profissional, alguns fatores acabam contribuindo para esse aumento, como o uso de calças muito apertadas, por exemplo.
Na verdade, qualquer coisa que deixe a região íntima abafada por muito tempo pode causar isso. Essa é uma causa física. Mas fatores psicológicos e excitação sexual também podem potencializar a lubrificação da mulher.
- Leia também: Qual é a diferença entre ejaculação e orgasmo?
Para que serve a lubrificação?
A vagina possui uma lubrificação natural que vem das glândulas de Bartholin e Skene. E é preciso muito cuidado com essa região para não desregular o PH da vagina, visto que cada uma tem um específico. Por isso, recomenda-se lavar a vulva, que é a parte externa, mas não a vagina, que é a interna.
É no canal vaginal que se encontra a microbiota normal e a lubrificação natural. Mas para que serve ela? A lubrificação natural vai além de apenas deixar o sexo mais prazeroso. Ela serve ainda como uma barreira de proteção contra várias doenças e bactérias.
Então, se não houvesse a lubrificação, a região ficaria muito seca, como na pós-menopausa, por exemplo. Nesse período, muitas mulheres precisam tomar remédios e usar lubrificantes para que a relação seja prazerosa.
O que fazer em casos em que existe muita lubrificação?
Primeiramente, a mulher precisar procurar um ginecologista. No entanto, não existe um tratamento para muita lubrificação. O que ele fará é indicar algumas mudanças de hábitos para lidar com isso. Quando for à academia, é importante se livrar da calça legging o mais rápido possível, logo depois do treino, por exemplo. Esse tipo de roupa deixa a região muito abafada, o que aumenta a lubrificação.
Outro hábito importante é dormir sem calcinha para que a vagina possa respirar. Então, quando tiver muito calor, mesmo sem sofrer com muita lubrificação, você pode adotar esse hábito. O tratamento em si é se livrar de alguns hábitos. Mas existem algumas dicas importantes que podem ser seguidas na hora do sexo. São elas:
1. Use preservativos
É importante, para deixar o sexo ainda mais prazeroso, o uso de preservativos com textura na parte externa. Como a mulher está muito lubrificada, isso fará com que aumente a fricção. Portanto, a textura cria uma sensação diferente, massageando as paredes vaginais.
2. Acelere um pouco as preliminares
As preliminares são importantes para o sexo. Mas, quando se tem muita lubrificação, é interessantes acelerar essa etapa. Muitas mulheres quando estão bem lubrificadas, conseguem chegar ao orgasmo mais rapidamente, então é a chance de fazer isso junto com o parceiro, na mesma hora.
3. Use algumas posições a seu favor
Claro que as posições também influenciam no prazer de quem tem muita lubrificação. A mulher por cima, por exemplo, faz com que aumente a sensação de atrito e contato com o clitóris. Logo essa pode ser sua maior aposta na hora H.
4. Use toalhas se precisar
Se a lubrificação em excesso for um problema, não tenha vergonha de usar uma toalha pequena e seca. Então, quando a zona vaginal ficar “molhada” demais, não há problema em secar. No entanto, voltamos a afirmar que uma quantidade maior de lubrificação natural não é e nunca foi motivo de vergonha.
Fontes: Gaucha ZH; Mulheres Bem Resolvidas; UOL