micro-romance

Micro-romance: o que é essa tendência de relacionamento?

Antigamente, era comum que se soubesse de um relacionamento apenas após três ou quatro meses de romance. Os casais preferiam esconder suas relações até que as coisas ficassem mais concretas. No entanto, os tempos mudaram e, segundo uma pesquisa, os casais estão mais dispostos a explorar os pequenos relacionamentos na web antes que eles se tornem algo mais sério. Isso é o que chamamos de micro-romance.

Ainda segundo as pesquisas, essa tendência deve se intensificar no próximo ano. Mas o que exatamente é o micro-romance e como ele pode nos impactar? Confira com a gente a seguir.

O que é micro-romance?

Um estudo feito pelo aplicativo Bumble descobriu que esse tipo de relação será uma grande tendência no próximo ano. O estudo realizado com mais de 40 mil usuários da plataforma, com pessoas entre 18 e 35 anos, apresentou boas previsões. Durante uma conversa com o Pouca Vergonha, a psicóloga e sexóloga Ana Paula Nascimento falou um pouco mais sobre o micro-romance. De acordo com a profissional, isso pode ser definido por relações curtas, mas intensas, que acabam por não perpetuar muito tempo.

“São frequentemente caracterizados por uma ligação emocional ou física significativa, mas que não necessariamente passa a um relacionamento duradouro. Esses romances podem surgir em contextos como encontros casuais, viagens ou até interações on-line, nas quais a intensidade emocional é elevada, mas a continuidade e o compromisso a longo prazo são priorizados”.

Além de tudo, embora sejam romances breves, tendem a ser partilhados nas redes sociais por homens e mulheres.

Por que se acredita que o micro-romance é uma tendência?

Como apontado pela pesquisa do aplicativo de relacionamento Bumble, o micro-romance é forte tendência para o ano de 2025. O aplicativo ainda contatou que as mulheres tomam a iniciativa, deixando de lado o medo de assumir um lado “emocionado”, como demonstrar afeto publicamente e planejar encontros fofos.

Mais da metade das entrevistadas se descrevem como “românticas que amam o amor”. Para uma a cada três das participantes da pesquisa, a falta de romance afeta de forma negativa a vida amorosa. A pesquisa apontou também que a maioria dos solteiros concorda que, nos dias atuais, demonstrar carinho pela parceria inclui comportamentos como enviar memes e playlists, compartilhar piadas e fazer passeios matinais.

Em 2025, a tendência é que as mulheres se tornem ainda mais assertivas sobre o que querem, e não tolerem concessões. Os solteiros ainda não desistiram de encontrar uma parceria. A pesquisa aponta que estão ainda mais determinados. Mas o nível de tolerância mudou e cerca de duas a cada três mulheres dizem que estão sendo mais honestas consigo mesmas e deixando de fazer concessões desnecessárias.

Fontes: FA Notícias; Metrópoles; Capricho; Para Eles

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *