Todo mundo enfrenta problemas no relacionamento, principalmente os casamentos que já duram muitos anos. Para resolver os conflitos, é preciso começar de algum lugar. Se as diferenças começaram a desagradar um ao outro, vão se criando muitas barreiras. Uma boa forma é buscar soluções em livros sobre relacionamentos amorosos.
Nenhum livro tem a receita perfeita, até porque cada relacionamento é único e precisa de tratamento singular. Mas é uma ótima maneira de abrir a mente para enxergar e lidar com vários problemas. Listamos alguns títulos que podem te ajudar. Confira conosco a seguir.
- Leia também: 20 livros eróticos imperdíveis escritos por mulheres
16 sugestões de livros sobre relacionamentos amorosos
1. A Equação do Casamento (Luiz Hanns)
Luiz Hanns inovou com esse lançamento onde faz um mapeamento de todos os aspetos da vida em casal. O autor nos mostra o que pode e o que não pode ser alterado dentro de uma relação voltada para o formato igualitário. A felicidade é a busca do casal e o amor deve ser duradouro.
Ao longo das páginas, Luiz apresenta casos verdadeiros de casais em terapia, mostrando como identificar e lidar com determinadas situações. O ponto alto do livro é que ele fala sobre tudo, mas sem deixar de mostrar a complexidade de todas as relações humanas. Um dos melhores livros sobre relacionamentos amorosos!
2. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos (Zygmunt Bauman)
Bauman usa o conceito de liquidez para abordar as relações afetivas nos dias de hoje. Nos tempos de amor líquido, tudo parece ser passageiro. O livro ainda vai além e faz uma reflexão sucinta e lúcida das sérias transformações sociais, políticas e econômicas que o mundo pós-guerra atravessa.
Todas essas transformações fragmentam não somente os conceitos de alteridade, solidariedade e companheirismo, mas também a própria forma de os sujeitos enxergarem a si mesmo e o mundo que o cerca. Esse é um livro para ler com calma e ir refletindo sobre as relações humana.
3. Amar pode dar certo (Roberto Shinyashiki)
Esse livro é essencial para quem sofreu fortes decepções amorosas ao ponto de deixar de lado a crença no amor. Também indicado para que está passando por muitas turbulências no casamento e duvida do amor futuro. Ele ajuda a abrir a mente e enxergar o que realmente é o amor e faz o leitor a voltar a acreditar nesse sentimento tão bonito.
4. O livro do amor (Regina Navarro Lins)
Regina além de escritora é uma psicanalista renomada e com poder de falar sobre o sentimento da melhor forma. Ela já fez participações emblemáticas no programa de televisão “Amor & Sexo”. Nessa obra, ela apresenta um olhar histórico que mostra como criamos nossas noções de amor, sexualidade, desejo e relacionamento em si.
Entender a construção dessa maneira de se relacionar é uma boa oportunidade para rever sob quais valores estamos vivendo e pautando o nosso relacionamento. A partir daí, pensamos novos caminhos para cultivar o sentimento de um jeito mais singular e adaptado a cada casal. Na minha opinião, é um dos melhores livros sobre relacionamentos amorosos!
5. 101 coisas que não me contaram antes do casamento (Linda Bloom e Charlie Bloom)
Compreender melhor sobre as surpresas da vida de recém-casados e todas as vantagens em dupla, mesmo havendo dificuldades no relacionamento. Com uma linguagem simples e de fácil entendimento, esse livro ajuda a entender muito mais sobre as relações amorosas depois da leitura.
6. Amar ou depender? (Walter Riso)
Riso é autor e psicólogo e traz nesse livro, um guia de primeiros passos para alcançar uma vida amorosa saudável, feliz e plena. A obra fala sobre o limite entre o amor e a dependência afetiva. Walter ajuda a ter uma visão do mundo ampla, contextual, quebrando as correntes que mantém as pessoas em relacionamentos ruins. Durante crises de amor, esse livro é um ótimo guia.
7. Amor, otário amor: histórias da vida a 2.0 (Léo Luz)
De forma irreverente, Léo fala nesse livro sobre as mudanças que os relacionamentos sofrem por conta do avanço tecnológico. O autor mostra a dura realidade sobre a qual vale a pena refletir: quando as pessoas parecem se dedicar mais à demonstração de felicidade nas redes sociais em vez de se dedicar ao relacionamento na vida real. O livro moderno ajuda a ver a realidade que vale a pena ser repensada.
8. O primeiro milhão para casais (Pedro Queiroga Carrilho)
Se a gestão financeira do casal é algo que traz problemas ao casal, este livro pode ajudar a verdade importância de cuidar, juntos, das finanças, respeitando os princípios e valores de cada um. Ele ainda traz ótimas dicas sobre como alcançar a estabilidade financeira. É uma ótima obra para ajudar vocês a cuidarem melhor do dinheiro; com sabedoria.
9. A Afetividade Masculina: o que toda mulher deve saber sobre os homens (Walter Riso)
Outro livro do autor e psicólogo, mas com o título inapropriado ao conteúdo. Esse é um livro destinado ao público masculino. O título original é “La afectividad masculina”. Riso fala sobre a libertação afetiva masculina pacífica e não egoísta,
A proposta é um tanto diferente do que acontece na sociedade de forma geral, que leva os homens ter pouco contato com as próprias emoções e a não expressá-las como deveriam. Esse afastamento das emoções acaba comprometendo a relação amorosa com as pessoas. É preciso olhar com mais atenção a este detalhe.
10. Como ter um casamento mais divertido (Kathi Lipp)
Amar pode (e deve) ser divertido! Isso é o que essa obra sobre relacionamento de Kathi defende. A autora do livro aborda a necessidade de o casal resgatar o bom humor e o lado mais divertido do dia a dia, deixando de lado toda a severidade que muitas vezes, em excesso, pode prejudicar drasticamente a felicidade do casal.
11. O milagre da manhã para transformar seu relacionamento (Hal Elroad)
A obra adapta o método que já mudou a vida de milhares de pessoas do mundo inteiro para o campo dos relacionamentos. Hal oferece ferramentas que poderão ajudar a entender por que todas as manhãs são extremamente importantes para transformar o relacionamento, edificar solidamente sua parceria por meio de conversas construtivas e libertar a paixão, trazendo de volta aquela sensação boa da conquista do início da relação.
12. Do Amor (Jader Pires)
Nesse livro, Jader reúne suas crônicas já conhecidas e traz algumas inéditas. Não é uma obra sobre como superar uma crise! É um conjunto de histórias curtas que trazem diferentes pontos de vista para os relacionamentos. É uma ótima oportunidade para sair das idealizações hollywoodianas e pensar no amor de forma real, imperfeita.
13. Amor é prosa e sexo é poesia (Arnaldo Jabor)
Arnaldo traz nesse livro 36 crônicas divertidas e interessantes, que faz o leitor pensar sobre as fases do relacionamento, como por exemplo, o perigo de deixar o amor virar amizade e o sexo virar somente paixão.
14. As cinco linguagens do amor: Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge (Gary Chapman)
Esse livro é líder de vendas da categoria relacionamento, pois é prático e objetivo. A obra é baseada na longa experiência de Gary Chapman, que atende casais em crises de relacionamento. Ele chega a conclusão de que a maioria dos desentendimentos acontecem porque os casais falam diferentes linguagens.
Esse livro tem como proposta te ensinar a desenvolver um “idioma” onde os dois consigam se entender e se expressar.
15. Ansiosos no amor: como se tornar mais seguro no amor e na vida (Jessica Baum)
Nessa obra de Jessica Baum, a autora oferece um roteiro ao leitor. A missão é descobrir como se comunicar com o parceiro; o que você precisa para se sentir em segurança no relacionamento. Ela mostra que é preciso ter compreensão clara de como o seu sistema nervoso é capaz de influenciar na relação a dois. É essencial entender o verdadeiro significado de um casamento saudável.
16. Eu achava que era amor: um guia para sair de um relacionamento abusivo e voltar a (se) amar (Ana Paula Gimenez)
A autora mostra que os relacionamentos abusivos sempre seguem um roteiro predefinido. Chantagem emocional, estelionato sentimental, pornografia de vingança, gaslighting e violência patrimonial são alguns dos destaques. Ninguém está imune de viver um casamento tóxico, por exemplo.
Isso porque no começo da relação, a pessoa abusiva sempre oferece carinho e atenção à parceria. Por isso é preciso entender os aspectos de manipulação que constituem essa teia. Isso é essencial para saber se libertar.
Agora que você conhece todos esses livros sobre relacionamentos amorosos, aproveite para ler também: Tipos de apego: quais são e como eles são?
Fontes: Papo de Homem; Apartamento 21; VLibras