Não há dúvidas de que as redes sociais e os relacionamentos estão fortemente interligados. As plataformas online são excelentes para manter o contato com amigos e familiares, especialmente aqueles que estão distantes. No entanto, é fundamental seguir algumas regras para evitar que esse uso interfira negativamente na relação com o parceiro.
O mau uso das mídias sociais pode gerar sérios problemas no relacionamento. Diante de um tema tão atual e presente na vida dos casais, decidimos apresentar algumas maneiras pelas quais isso pode acontecer. Confira conosco a seguir.
Como as redes sociais podem influenciar os relacionamentos?
1. Podem atrapalhar a relação
Pode parecer assustador, mas é comum que um dos dois lados, durante as carícias e o aumento da temperatura na hora H, pegue o celular para responder uma mensagem ou ver algo novo nas redes. Isso não é nada romântico. Na verdade, é o oposto e pode acabar com o clima. Portanto, quando estiver curtindo um momento com a parceria, seja um jantar ou algo mais íntimo, concentre-se nisso. Crie intimidade e fortaleça os laços com a outra pessoa.
2. Reduz a atenção
É notável que o vício nas redes sociais reduz a atenção das pessoas. Isso não pode acontecer principalmente quando estão juntos. Casais durante encontros, férias, cinema ou em qualquer situação precisam ter a atenção exclusiva da parceria. Em tempos de redes sociais e relacionamento, tornou-se comum ver a divisão de atenção. Esse problema tende a atrapalhar o precioso tempo de união dos casais.
3. Mantém o passado vivo
Costumamos adicionar o máximo de amigos em nossas redes privadas. Isso é normal! Muitas vezes isso pode incluir pessoas com quem já nos relacionamos ou pelo menos tivemos vontade. Esse ato pode significar problemas para o relacionamento atual. Não somente abre a porta para reviver algo do passado, mas também faz com que a parceria atual se sinta insegura ou com ciúmes.
4. Aumenta a paranoia
Quanto mais amigos a parceria tiver, principalmente do gênero preferido, mais paranoicos nós podemos ficar. Isso pode tornar o relacionamento difícil. Desconfiar do que o cônjuge está fazendo nas redes nos deixa com uma pulga atrás da orelha, desconfiados de tudo. E pode mesmo nos levar a ultrapassar os limites pessoais e de privacidade, como mexer em seu celular escondido. E sim, isso é um péssimo sinal.
5. Prejudica a empatia
Uma pesquisa publicada pela Universidade de Sussex usou exames de ressonância magnética no cérebro descobriu que as pessoas que fazem diversas tarefas nas redes sociais, tem menos densidade cerebral no córtex cingulado anterior. De forma direta, essa área do cérebro é a responsável pelo controle emocional e cognitivo.
Ela nos ajuda a sentir mais empatia pelos outros. As multitarefas são menos empáticas do que as que se concentram em uma coisa de cada vez. Sabemos que a empatia é peça chave para construir um relacionamento amoroso feliz e saudável. Quando não existe isso, o fracasso é garantido.
6. Vício em compartilhar a vida
As redes sociais oferecem contato constante com amigos próximos e até mesmo pessoas estranhas. Muitos casais, no vício de compartilhar coisas, acabam expondo demais a sua relação e informações que não deveriam, como locais de encontros noturnos ou discussões. Essas publicações não somente violam a privacidade da parceria, mas também pode ser altamente perigosa. Existem pessoas más que só precisam de uma oportunidade para fazer algo.
7. Reduz as noites românticas
As redes sociais são perigosas para os relacionamentos, principalmente os mais duradouros. Muitas pessoas gastam tempo demais com seus telefones durante um jantar romântico, momento esse que deveria ser de interação entre o casal. Um momento romântico, pelo menos uma vez ao mês, ajuda a manter a chama acesa e leva a relacionamentos mais felizes.
Dedicar um tempo a parceria aumenta o amor romântico e bane o tédio da relação. Com isso, os casais estão menos propensos a se divorciar com o passar dos anos.
8. Prejudica a comunicação
Estudos apontam que as redes sociais reduzem a interação face a face dos casais. Indivíduos que adora as mídias sociais costumam interagir menos com suas parcerias. Esse vício acaba por minar a capacidade de um casal se comunicar. É interessante trocar experiências e palavras após um dia de trabalho, por exemplo. Dizer ao outro como está se sentindo e saber do par o que ele pensa sobre determinado assunto.
9. Infidelidade online
O perigo das redes sociais está em dar oportunidades de sermos infiéis ao cônjuge! A infidelidade online pode acontecer de várias formas. Pode ser uma simples paquera, trocas de fotos ou até mesmo chegar a um encontro físico. Relações sexuais virtuais, conversas picantes ou sexting são comuns. Os casais que obscurecem essas linhas de fidelidade são mais propensos a serem infelizes e até separarem.
- Aproveite para ler: Dating déjà vu: o que é e como funciona esse comportamento?
Fontes: Psicólogos Berrini; Telavita; IDP; Notícia Hoje