Sedentarismo e vida sexual estão mais ligados do que você imagina. É importante ficar atento a isso, porque o sedentarismo é um problema muito comum no mundo atual. E o estilo de vida mais “acomodado” tem trazido sérios danos. É preciso, portanto, começar a reverter essa situação imediatamente, pois seus impactos na vida sexual podem acabar diminuindo a qualidade de vida.
Esse mal pode causar a disfunção erétil, que é incapacidade de ficar com o pênis ereto na hora do sexo, por exemplo. E diante disso, decidimos trazer essa matéria explicando melhor o sedentarismo e vida sexual. Bora lá.
Quais são os impactos do sedentarismo na vida sexual?
De acordo com um estudo publicado no periódico Urology Journal, homens que mantém uma rotina de exercícios têm melhor desempenho sexual. Os pesquisadores, então, alertam sobre a realização de exercícios diariamente. Segundo eles, correr, andar de bicicleta ou até mesmo caminhar melhora a qualidade da vida sexual.
Essa pesquisa deixou claro que a ejaculação precoce, por exemplo, é mais frequente em homens com o estilo sedentário. “Pode-se supor que a atividade física regular pode ser eficaz para ganhar uma vida sexual de maior qualidade”. Esse é um trecho dos cientistas no estudo publicado.
Uma pesquisa realizada pelo New England Research Institutes, nos Estados Unidos, fez outro alerta. De acordo com os pesquisadores, o risco de disfunção erétil é reduzido em até 70%. Isso em homens que praticam algum tipo de exercício físico diariamente.
A disfunção, por exemplo, acontece devido os problemas cardiovasculares. Eles podem deixar os vasos sanguíneos mais rígidos. Então, isso traz dificuldade na hora de mandar sangue para o pênis. Outro estudo, dessa vez feito pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mostrou o mesmo.
De acordo com ele, de 300 participantes que sofriam com impotência sexual, 90% eram sedentários. Existem, portanto, casos onde pessoas sedentárias mantém uma vida sexual normal. Mas é sempre importante ressaltar que sedentarismo e vida sexual não são os únicos conectados. O estilo de vida pode afetar outros campos da vida no geral.
Como deixar o sedentarismo de lado?
Quem leva uma vida sedentária precisa se mover. Mas não é recomendado mudar a rotina de uma vez só. Dá para ir aos poucos até se acostumar. Trace metas que podem ser alcançadas, como a de ir à padaria a pé, por exemplo.
Dá para começar deixando de usar o carro em todas as ocasiões. Mas, se sair com o veículo, experimente estacionar um pouco mais longe. Termine de chegar ao objetivo caminhando. No entanto, uma das melhores trocas que se pode fazer é trocar o carro por uma bicicleta, por exemplo.
Ao chegar no trabalho, comece a subir e descer de escadas. Deixe o elevador de lado. Esse pequeno gesto melhora de forma considerável sua saúde cardiovascular, além de aumentar a massa muscular e queimar calorias.
Por fim, crie uma rotina de exercícios. Embora todo momento seja ótimo para isso, defina um horário fixo. Fazer isso possibilita que o seu corpo descanse como deve até engatar novamente. Se treinar hoje pela manhã, por exemplo, faça o mesmo amanhã e assim por diante.
Claro que, embora faça tudo isso, é importante manter uma alimentação saudável. Vale lembrar que a alimentação também está fortemente ligada à saúde sexual. Para isso existem algumas ervas e plantas que podem ajudar.
Fontes: Urocentro; Urotelemedicina; Abril