Terminar um relacionamento não é uma tarefa fácil! Separar-se de alguém com quem compartilhamos a vida pode ser um processo desafiador, especialmente se houver o desejo de encerrar as coisas em bons termos, dada a importância que essa pessoa tem para nós. No entanto, mesmo diante das dificuldades, há momentos em que é necessário seguir em frente e tomar essa decisão nada simples.
Então, como terminar um relacionamento da maneira correta, minimizando possíveis danos para ambas as partes? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar! Acompanhe conosco e preste atenção nas orientações que preparamos.
8 dicas de como terminar um relacionamento de forma digna
1. Prepare-se bem
Antes de finalmente conversar com seu parceiro(a) sobre o desejo de se separar, é fundamental se preparar adequadamente. Pratique com antecedência o que pretende dizer. Isso pode ser feito ensaiando com um amigo próximo, um membro da família ou até mesmo diante do espelho. Além disso, ao se preparar, leve em consideração o local onde essa conversa ocorrerá. Ambos precisam se sentir confortáveis para que a comunicação ocorra da melhor forma possível.
2. Haja com honestidade
Se o parceiro perguntar o motivo pelo qual você deseja terminar, seja honesto. Isso não apenas pode facilitar o encerramento do relacionamento atual, mas também contribuir para relacionamentos futuros. Uma pesquisa realizada em 2017 sugere que compreender o motivo do término tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar de futuros relacionamentos amorosos
3. Mantenha a decisão
Se estiver decidido a terminar, mantenha a decisão. A outra pessoa pode tentar convencê-lo a ficar e a continuar com a relação. Você pode até mesmo se sentir culpado por isso, mas ficar por esse motivo não é uma boa ideia. Em vez disso, você pode tentar se lembrar o motivo pelo qual deseja sair. Continuar o namoro ou casamento com a pessoa provavelmente não mudará nada sobre como você se sente em relação ao curso desse relacionamento.
4. Escreva sobre isso
Escrever sobre o término de forma positiva pode auxiliar no enfrentamento das diversas emoções vivenciadas durante esse período. Além disso, contribui para promover um sentimento de crescimento pessoal após a experiência. Uma prática útil é utilizar um diário para expressar os sentimentos e emoções relacionados a eventos ou desafios estressantes da vida, conhecida como escrita expressiva. Um estudo realizado em 2017 sugere que a escrita expressiva pode reduzir a frequência cardíaca, ajudando a diminuir o estresse.
5. Faça um término claro
Essas medidas podem auxiliar ambos a avançarem. Isso pode incluir a limitação ou até mesmo a interrupção do contato nas redes sociais, evitando mensagens de texto, ligações ou qualquer tipo de comunicação, pelo menos inicialmente. O casal precisa se habituar à separação para superar esse momento.
Você pode ainda desejar manter uma amizade, porém é necessário esse tempo e espaço antes de prosseguir. Se não deseja manter a amizade, tudo bem, mas evite dizer ‘vamos continuar amigos’, pois isso pode causar mais mágoas se não for verdadeiro.
6. Fale pessoalmente
Terminar o relacionamento pessoalmente é o mínimo! Além disso, é o melhor caminho, principalmente se você deseja manter um bom relacionamento após o término. Evite fazer isso por e-mail, mensagens no WhatsApp ou por ligação. O correto é fazer isso cara a cara, seguindo todas as recomendações que listamos aqui. Se estiver em uma relação abusiva e querendo se livrar, escolha um lugar com muito movimento, como shopping, mas termine olho no olho.
- Leia também: Ghosting: o que é e quais são suas consequências?
7. Assuma a responsabilidade
Não fique procurando culpados pelo fim do seu relacionamento e entenda a sua parcela de responsabilidade no desgaste da relação. Ao investir tempo e energia procurando por vilões, você deixa de focar nas ações e pensamentos positivos. Então, para terminar uma relação da melhor forma, é necessário deixar para trás os sentimentos ruins.
8. Procure ajuda sem medo
omper com alguém pode desencadear sérios problemas de depressão e flutuações de humor. Em muitos casos, você pode ter razões para desejar permanecer ao lado da pessoa, mesmo que terminar seja a melhor opção, e isso pode gerar um conflito interno. De acordo com um estudo realizado em 2019, passar por uma separação pode ser considerado um evento extremamente estressante na vida, podendo resultar em sintomas de depressão.
Comparado com pessoas em relacionamentos românticos, aqueles que passaram por um rompimento em um período de cinco meses eram mais propensos a experimentar tristeza, perda de interesse em atividades cotidianas, dificuldade de concentração, diminuição da autoconfiança e problemas para dormir.
Se após o término você se sentir sobrecarregado pela tristeza, com o humor deprimido ou perder o interesse por coisas que antes lhe traziam prazer, não hesite em buscar ajuda, seja de amigos ou de profissionais da saúde mental.
Fontes: Doutor Jairo; Boa Forma; Sbie; Mundo Psicólogos; Terra