Sexo e saúde mental tem tudo a ver! A prática sexual contribui diretamente com nossa saúde mental e são diversos os benefícios. Vão desde questões pessoais, até a forma como lidamos com o mundo a nossa volta.
E isso tudo é consequência de vários fatores presentes na relação, tanto hormonais quanto emocionais. Quando afirmamos que sexo é sinônimo de saúde, não estamos exagerando. Diante disso, decidimos trazer um pouco mais sobre o assunto.
5 benefícios que o sexo proporciona à saúde mental
1. Diminuição do estresse
Uma das maiores relações entre o sexo e a saúde mental! Até mesmo as pessoas mais leigas a respeito do assunto conseguem perceber o quanto o sexo ajuda a diminuir o estresse. A constatação já foi feita por cientistas, inclusive pesquisadores da Universidade de Paisley, na Escócia.
De acordo com a psicóloga Ana Canosa, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, “só se deve tomar cuidado para não transformar o sexo a dois em uma mera descarga de estresse”. Ou seja, é praticar com sabedoria e aproveitar todos os benefícios.
2. Melhora a memória
Muitas pessoas não sabem, mas o sexo é capaz de criar neurônios. As atividades sexuais que ajudam na saúde mental auxiliam na produção da massa cerebral, auxiliando as habilidades cognitivas. Ou seja, melhora a capacidade de aprendizado, fixação das coisas que nos cercam e no auxilio das habilidades cognitivas.
Todas essas afirmações estão de acordo com neurocientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Sendo assim, como o sexo auxilia na cognição, ele é uma parte importante da prevenção de doenças mentais. Portanto, idosos que têm a vida sexual ativa, são menos propensos a desenvolver essas doenças.
- Leia também: Por que as mulheres não deveriam fingir orgasmo?
3. Aumenta a autoestima
Outra forte ligação entre sexo e saúde mental! O cérebro é de fato um dos maiores beneficiados com a atividade sexual. Além disso, é ele o responsável, sobretudo, pela liberação de hormônios e emoções do nosso corpo. Então, quando uma pessoa faz sexo, acontece a liberação de hormônios do prazer e bem-estar.
Sendo assim, a autoestima é diretamente atingida por essa onda. De acosto com a psicóloga Ana Canosa, “A autoestima melhora porque o indivíduo se sente desejado pelo outro”.
4. Melhora o sono
Cientistas comprovam que o sexo causa relaxamento muscular. Isso acontece porque, com o orgasmo, o nosso cérebro libera imediatamente várias substâncias. Então, elas agem rapidamente no corpo, fazendo com que o indivíduo sinta bem-estar e exaustão.
Com isso, o sono é favorecido, visto que ele chega mais rápido e mais profundo após as relações sexuais.
5. Alivia a dor de cabeça
De acordo com cientistas da Universidade de Münster, na Alemanha, um em cada cinco pacientes notou melhora na dor de cabeça após uma relação sexual. A forte teoria é de que a liberação de hormônios ligados ao bem-estar auxiliou na cura.
Foram reunidas 400 pessoas no estudo. Ao final, mais da metade dos pacientes com enxaqueca, por exemplo, relataram a redução dos sintomas após o sexo. O hormônio apontado como o responsável é a endorfina.
Fontes: Tela Vita; Mais Vida Saúde; UOL
Referências Bibliográficas:
LUNA, S. V. de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000
BASTOS, O. M.; DESLANDES, S. F. Sexualidade e o adolescente com deficiência mental:
uma revisão bibliográfica. Ciência & Saúde Coletiva, 10(2): 389 – 397, 2005. Disponível
em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n2/a17v10n2 > Acesso em: 16 Maio 2015.