O término de um relacionamento pode abalar profundamente nossas emoções, e superar os traumas deixados para trás é um processo desafiador. Superar relacionamentos passados demanda tempo, força de vontade e, muitas vezes, a busca por apoio, seja de amigos, familiares ou até mesmo de profissionais. Independentemente do motivo do término, é essencial cuidar das “feridas” emocionais antes de se abrir para novas experiências amorosas.
Algumas pessoas demoram muito para seguir em frente, e em casos mais extremos, podem até evitar novos relacionamentos sérios. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar nesse processo de cura e recomeço. Confira a seguir.
Como superar relacionamentos passados?
1. Reconheça e aceite os seus próprios sentimentos
Esse é o primeiro passo a dar se quiser superar um relacionamento passado. Reconheça e aceite as próprias emoções que está sentindo. Pode ser raiva, tristeza, frustração ou confusão. É essencial permitir-se sentir tudo e processar essas emoções. É normal qualquer sentimento após um término.
2. Não reprima as emoções
Muitas pessoas reprimem o que estão sentindo. Mas não é o certo! Evitar ou reprimir qualquer emoção pode prolongar o processo de cura. Aceite que é normal sentir-se mal e em confusão total. Logo, torna-se necessário se abrir para lidar com tudo o que está sentindo de forma saudável.
3. Não se pressione
Cada pessoa se cura em seu próprio ritmo. Não existe um prazo definido para se recuperar de um término. No entanto, é preciso se dedicar e fazer o que for necessário para que essa fase ruim passe e você se prepara para novos relacionamentos. Permita-se o tempo que for para processar todas as emoções, refletir sobre o acontecido e se reconstruir emocionalmente.
4. Corte laços
De acordo com a psicóloga Morgan Anderson, é preciso cortar laços dos relacionamentos anteriores para se recuperar. “Quando carregamos ‘lixo emocional’ por aí e não o entregamos a quem se destina, bloqueamos a nossa capacidade de estar presentes em novos relacionamentos”, disse.
5. Invista em si mesma
Essa é a melhor forma de superar o passado. Invista em si, em sua própria alegria, na autoestima e aproveite essa nova fase na própria companhia. Nenhum relacionamento deve ser o motivo maior de sua felicidade e sim, a multiplicação dela. Estando em um relacionamento ou não, é preciso se valorizar e acreditar em seu próprio potencial.
4 causas que te prendem a relacionamentos passados
1. Medo de algo novo
A ideia de se relacionar novamente, se abrindo para novas experiências e relacionamentos pode parecer muito assustadora. A familiaridade e a segurança da relação passada podem ser preferíveis à incerteza do futuro.
2. Idealização da relação passada
A tendência é idealizar o relacionamento que acabou e relembrar somente os momentos positivos pode manter você presa a uma visão distorcida daquela relação. Isso dificulta a superação do que viveu e não foi bom.
3. Baixa autoestima
A autoestima afetada por uma experiência ruim pode causar sérios problemas, dificultando a confiança em si mesmo e em suas próprias escolhas. É possível que você se sinta inadequada ou não merecedora de um relacionamento saudável.
4. Traumas emocionais
Traumas passados, como abusos, traições ou outros males podem deixar feridas abertas ou cicatrizes profundas. Isso tende a dificultar a capacidade de se permitir viver novos relacionamentos. O medo de que tudo aconteça novamente é um dos grandes vilões da vida pós término.
- Aproveite para ler: Detox sexual: o que é e quais são os benefícios da prática?