Você sabe o que é o períneo? Trata-se da região que engloba a vagina, o pênis e o ânus. E é mais importante do que você pode imaginar.
Por se tratar de uma região com muitas terminações nervosas, o períneo pode ser estimulado para intensificar ainda mais o orgasmo de homens e mulheres. Diante do desconhecimento, trouxemos algumas curiosidades dessa parte do corpo que vale a pena você saber.
7 fatos sobre o períneo que valem a pena conhecer
1. O períneo feminino é diferente do masculino
Clinicamente falando, na mulher consiste na região que fica entre a entrada da vagina e o ânus. Enquanto isso, no homem, está localizado entre a raiz do pênis e o ânus. Anatomicamente, o períneo está localizado abaixo do assoalho pélvico, que é composto por um conjunto de músculos e tecido conjuntivo que ‘fecham’ a abertura inferior da pelve.
De acordo com profissionais de saúde, o períneo contribui para o sustento dos elementos do sistema urogenital, prevenindo problemas como prolapso, incontinência fecal, perda urinária, diminuição do tônus vaginal e outros. Na mulher, devido à passagem do canal vaginal, apresenta uma porção muscular que sustenta a uretra, o que difere do masculino.
2. A sensibilidade é a mesma
A sensibilidade na região é a mesma para homens e mulheres. No entanto, alguns homens podem rejeitar qualquer tipo de sensação devido aos bloqueios psicológicos associados aos conceitos tradicionais de masculinidade. O toque no períneo, como uma forma excitante que estimula a próstata, pode não ser bem aceito por alguns.
3. É preciso se atentar ao envelhecimento
Existem algumas fraquezas na musculatura, com o risco de causar incontinência urinária, principalmente nas mulheres. Além disso, com o tempo, o colágeno diminui, afetando assim a região e provocando flacidez vaginal. O assoalho pélvico feminino também sofre alterações devido a partos, sejam eles normais ou cesáreos.
Profissionais da saúde recomendam exercícios direcionados para a região, pois são importantes para manter o fortalecimento e estimular a musculatura local. No caso dos homens, o reconhecimento e o controle da musculatura pélvica, por meio da contração e do relaxamento, favorecem a ejaculação e facilitam a abertura dos esfíncteres durante a micção e a evacuação. Essas ações podem ser comprometidas com a idade.
4. É preciso cuidar bem da região
Traumas no períneo podem ser responsáveis por dores crônicas no ânus e na vulva. Além disso, o tratamento é bastante complexo. Exercícios como spinning, quando realizados de forma rotineira e exaustiva, podem causar danos aos nervos e resultar em problemas futuros para o sistema urogenital.
Portanto, a higiene básica e as consultas regulares ao profissional de saúde são fundamentais, principalmente para garantir o acompanhamento correto e evitar processos infecciosos e inflamatórios.
5. Não tem ligação com a fertilidade
Embora esteja ali na mesma área dos órgãos genitais, o períneo não faz parte do contexto de reprodução. Logo, não há ligação alguma com a fertilidade.
6. A região é muito relevante para o sexo
O períneo é rico em vascularização e terminações nervosas. Isso faz dele uma das partes mais sensíveis parra a excitação sexual, sendo considerada uma poderosa zona erógena. A estimulação por meio de massagens, lambidas ou toques leves pode produzir muitos estímulos de prazer no cérebro, contribuindo para a excitação do pênis e do clitóris.
Nos homens, os músculos que constituem o diafragma urogenital, musculatura logo acima da porção profunda do períneo, apresenta uma importante função no controle da ejaculação. Isso porque a contração ajuda a retardar a ejaculação em si.
Homens com melhor capacidade de controlar esses músculos conseguem controlar o momento do ápice do prazer. Nas mulheres, se o períneo estiver íntegro e conservado, existirá maior contração e relaxamento dos músculos ao redor da vagina. Isso aumenta o prazer sexual e a possibilidade de orgasmos intensos.
7. Pode deixar o banho mais relaxante e prazeroso
As mulheres costumam usar o banho para relaxar e sentir melhor cada parte do corpo. Com isso, a estimulação do períneo pode ser mais intensa nesse período. Usar o chuveirinho é uma ótima ideia! É possível usar a pressão da água, combinada a uma boa temperatura, para estimular o períneo e o clitóris. A sensação, de acordo com praticantes, é ótima e pode até mesmo levar ao orgasmo.
- Leia também: 13 dicas para você lidar e controlar os ciúmes
Fontes: UOL; Revista Maire Claire; Minha Vida; UOL