Nos deparamos constantemente com campanhas alertando sobre a ansiedade e como ela atrapalha em diversos campos da vida. Pode causar danos à vida profissional, nos isolar do restante do mundo e se transformar em algo ainda mais sério. Mas o que não se fala muito é como a ansiedade afeta os relacionamentos.
Porque sim, a ansiedade pode impactar na relação a dois. Desse modo, é preciso compreender quais são os principais sinais de que o estado ansioso tem interferido de forma negativa no seu relacionamento. Confira conosco uma lista que preparamos sobre o assunto a seguir.
Como a ansiedade pode afetar os relacionamentos?
Como foi dito, a ansiedade pode impactar negativa um relacionamento de várias maneiras. Algumas delas são:
1. Afastamento
Nem todo mundo consegue expressar a ansiedade ou os sentimentos ruins em seu interior. Logo, esse problema pode fazer com que se afastem por medo, e isso pode acabar totalmente com o relacionamento, até mesmo os casamentos de longa data.
Além de não ser nem um pouco saudável, deixar de conversar com a parceria a respeito do que está sentindo, vai acabar permitindo que ele tire as próprias conclusões, sem entender o que está realmente acontecendo. Logo, a melhor coisa a se fazer é deixar claro todas as angústias e lembrar que boa comunicação é a base do relacionamento.
2. Necessidade de validação
A ansiedade pode ainda aparecer quando uma pessoa precisa frequentemente de alguém para avaliar o seu amor. Mas esse é um fardo muito pesado para entregar à outra pessoa. A procura por validação constantemente é outro forte sinal de insegurança.
3. Insegurança
Esse é um dos principais pontos de como a ansiedade afeta os relacionamentos. Em uma relação ansiosa, uma pessoa pode acabar projetando a sua insegurança na parceria. Sendo assim, caso você pense de forma negativa a respeito de sim, é muito provável que imagine que o outro também vai pensar, mesmo que isso não seja real.
4. Preocupação excessiva
A ansiedade pode ainda se manifestar em forma de preocupação exagerada sobre o relacionamento. Essa sensação ainda nos impede de estar presente e pode se tornar um estresse altamente prejudicial, conforme você começa a pensar em muitas maneiras pelas quais o seu namoro ou casamento pode acabar.
O individuo ansioso pode até mesmo sufocar a parceria com essa preocupação, a colocando constantemente contra a parede em busca de respostas e soluções para os problemas que ela mesmo criou na mente.
5. Dúvidas
A dúvida é um dos principais e mais comuns sentimentos de ansiedade e também pode ter um grande poder de sobrecarregar um relacionamento. Isso porque ela é capaz de fazer com que você verifique o que o outro está fazendo constantemente.
Ela pode chegar a desconfiar dele mesmo quando não há qualquer motivo aparentemente, gerando um ciúme desnecessário. Uma vez que o parceiro perceber essas dúvidas, possivelmente ficará chateado ou frustrado por precisar ficar provando tudo a todo o momento.
6. Perda de identidade
Pessoas ansiosas podem perder a própria identidade dentro do relacionamento pelo fato de que passam muito tempo com o parceiro e, por isso, acabam deixando de viver a própria vida. Isso normalmente ocorre nos estágios iniciais da relação.
Para manter a outra pessoa ainda interessada no relacionamento e tudo o que construíram até então, tenha em mente que você pode se espelhas, sim, nas relações dela. Mas é preciso manter a autoestima e a segurança para tomar as decisões mais adequadas para sua trajetória.
7. Tristeza
Se você estiver sentindo tristeza ou isolamento dentro da relação, pode ser um sinal de que existem problemas que precisam de atenção. A ansiedade é uma possível causa desse problema e, se não for solucionada da maneira certa, pode abalar a saúde emocional do casal e levar ao término. Como já foi dito, até mesmo casamentos de longa data podem acabar em decorrência da ansiedade.
8. Relações egoístas
A constante busca por satisfação exclusiva das suas necessidades especiais pode ser vista como egoísta dentro de um relacionamento, bem como entendida como um sinal da presença da ansiedade. Pessoas ansiosas podem procurar por algo que as agrade mais do que a parceria.
9. Ofusca sua voz, criando pânico e procrastinação
A pessoa, quando ansiosa, pode ter problemas para expressar seus verdadeiros sentimentos. Isso ainda deixa mais difícil manter limites razoáveis, exigindo a atenção ou espaço necessário para produzir quando se está focado.
A ansiedade pode fazer com que você acredite que precisa falar algo imediatamente, quando na verdade uma pausa pode ser o mais adequado na situação. Porém, se você não expressa o que realmente sente ou precisa, a ansiedade vai ficando cada vez mais forte.
E aí, suas emoções podem, eventualmente, entrar em uma espiral e sair do seu controle. É impossível mantê-las dentro de você. Essa situação pode deixa-la oprimida e na defensiva constantemente.
10. Rouba sua alegria
Viver de forma feliz requer uma sensação de segurança ou liberdade. A ansiedade, pelo contrário, faz com que as pessoas se sintam medrosas e limitadas. Além disso, o cérebro e o corpo que são treinados para o estresse podem ter grandes dificuldades para desfrutar do sexo e intimidade.
Medos e pensamentos negativos em excesso afetam a capacidade de uma pessoa estar presente em um relacionamento, potencialmente sugando a alegria de um ou todos os momentos.
Agora que você já sabe como a ansiedade afeta os relacionamentos, aproveite para ler também: 27 opções incríveis de hobbies para casais fortalecerem o vínculo
Fontes: Marjan; Núcleo de-stres; Psitto; Verea