Masturbação na menopausa é importante, embora não seja um assunto muito discutido. Essa prática traz diversos benefícios para a mulher, principalmente pelo fato de que, nesse período, o corpo sofre uma grande queda dos hormônios sexuais. Então a libido é diretamente afetada.
Praticar a masturbação na menopausa pode ajudar a mulher a entender um pouco mais as mudanças do corpo durante esse período, assim como descobrir novas preferências. Diante disso, decidimos listar alguns desses benefícios a fim de melhorar a vida sexual de todas vocês. Então, sem mais enrolação, confira conosco a seguir. Bora lá.
5 benefícios da masturbação na menopausa
1. Alívio do estresse e melhora do humor
Como foi dito, durante a menopausa, o corpo passa por muitas alterações hormonais. De acordo com Márcia Cunha, fundadora e CEO da Plenapausa, nesse período a mulher pode enfrentar um desequilíbrio emocional. Sua saúde mental também pode ser afetada.
Mas atingir o orgasmo pode ajudá-la a melhorar. Sendo assim, a masturbação é de extrema importância. Quando a mulher consegue chegar ao ápice, o organismo libera endorfinas e outros hormônios do prazer. Isso faz com que os níveis de estresse sejam reduzidos. Além disso, alivia a ansiedade e melhora o humor.
2. Fortalecimento da musculatura pélvica
Além de liberar os hormônios que fazem bem para a saúde mental, a masturbação permite a contração e o relaxamento dos músculos pélvicos. De acordo com a fisioterapeuta pélvica Renata Miranda, “Praticar a masturbação, envolve chegar ao orgasmo. Sendo assim, ajuda no fortalecimento da região, melhorando a saúde do assoalho pélvico. Isso reduz as chances de incontinência urinária e também aumenta a sensibilidade sexual”.
Assim como outras profissionais, Renata reforça a importância de se tocar durante esse período tão complicado. A menopausa pode, de fato, mexer com a cabeça e o corpo das mulheres. Portanto, encará-la de frente, com a mente aberta ajuda viver melhor.
3. Lubrificação vaginal
As mulheres tendem a sofrer com a falta de lubrificação natural durante a menopausa. Sendo assim, a masturbação entra como uma forte aliada. De acordo com Caroline Amanda, terapeuta sexual, esse é mais um dos benefícios da prática.
“Para as mulheres que estão na menopausa, é importante continuar se tocando para produzir mais lubrificação natural. A masturbação traz benefícios para a vida inteira”, disse a profissional.
4. Conexão com o próprio corpo
Nunca é tarde para se conhecer! Muitas mulheres chegam a idade “mais avançada” sem conhecer o próprio corpo. Então, a masturbação ajuda a descobrir novas preferências. Em um período mais sensível, onde a vida sexual enfrenta problemas, nada melhor do que saber o que realmente deseja para encontrar o prazer.
A masturbação é a melhor forma de explorar o próprio corpo, assim como se conectar com ele.
5. Aumenta a autoestima
Ocitocina, também conhecida como hormônio do amor, influencia bastante na autoestima. As mulheres costumam libera-lo durante a masturbação. Quando liberada, ela contribui para sentimentos de maior confiança. Então, a forma como elas veem o próprio corpo é diferente.
De acordo com diversos estudos, o orgasmo tem relação direta com a mulher nesse sentido. Isso pode fazer com que elas se sintam mais poderosas e criativas após a masturbação. Durante a menopausa, a percepção do próprio corpo e vida como um todo fica mais frágil e abalada. Portanto, esse é mais um benefício dessa prática tão nobre.
Fontes: EM; Metropoles; UOL; Globo