Você sabe o que não fazer no sexo durante a gravidez? Existem sim alguns cuidados extras durante esse período, mas não há muitas proibições. Algumas posições, por exemplo, devem ser evitadas, bem como outras exigem um pouco mais de cuidado. Embora listemos algumas coisas que você pode evitar, de modo geral é importante se consultar com um médico. O profissional irá indicar com mais precisão o que você pode e não pode fazer.
Com o cuidado certo, o sexo durante a gravidez pode ser bastante prazeroso. Não é preciso abandonar a prática durante os nove meses normais de gestação, mas é bom se cuidar um pouco mais.
O que não fazer no sexo durante a gravidez?
1. Posição cachorrinho
De acordo com a Dra. Mariana Scombatti, ginecologista e obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP, as posições sexuais no geral podem causar sangramento durante a gravidez. Um dos motivos é a fragilidade do tecido local, por exemplo.
Porém, a posição que tantos adoram é um pouco mais complicada. Isso porque o movimento do pênis faz com que haja um acúmulo de gás na vagina. Então, esse fator pode machucar o canal vaginal, resultando em hemorragia.
2. Fazer sexo anal desprotegido
Sexo anal sem proteção está na lista de o que não fazer no sexo durante a gravidez. Não é proibido, mas precisa de um cuidado maior, visto que aumenta o risco de infecções. Portanto, o recomendado é usar preservativo e muito lubrificante. Como em todas as outras ocasiões, na realidade.
De acordo com Ana Paula, ginecologista especialista no assunto: “Outra dica importante é beber muita água. Além disso, faça xixi antes e depois da relação, tanto o homem quanto a mulher. Isso ajuda a manter a via urinária limpa, evitando então diversas doenças”.
3. Se preocupar em atingir o feto
Muitos homens acreditam que, durante o sexo na gravidez, eles podem atingir o feto. Esse é um dos maiores mitos a cerca do assunto. Afinal, o feto fica posicionado dentro do útero, ou seja, protegido pela musculatura do órgão. São membranas e mais membranas, além de uma bolsa com líquido amniótico protegendo o feto. Então não precisa se preocupar.
4. Transar sem vontade
É normal a gestante passar por algumas mudanças, principalmente até o terceiro mês. A diminuição do desejo pode estar ligada a uma questão física, por exemplo, bem como hormonal e psicológica. Sendo assim, o corpo pode responder com náuseas, cansaço, sono e inchaço.
Sendo assim, ginecologistas recomendam não transar se não tiver vontade. Respeite os seus sentimentos e converse com o seu parceiro. Mas, se for fazer sexo, siga as recomendações para evitar problemas. Inclusive, existem algumas dicas de como apimentar as relações que podem ajudar.
5. Continuar as atividades sexuais após notar sangramento
Muitas gestantes sofrem sangramentos durante a gravidez. Mas algumas continuam com as atividades sexuais, mesmo a pausa sendo uma das recomendações dos médicos. Sendo assim, ao notar qualquer sangramento, em qualquer intensidade, o correto é procurar por um médico.
Embora tenhamos feito essa lista, ressaltamos que as recomendações do profissional devem ser seguidas. É importante se lembrar que cada corpo reage a gravidez de uma forma. Então mantenha as consultas em dia e cuide-se.
Fontes: Manual da Mamãe; Terra; Tua Saúde; O Meu Bebê; Drauzio Varella