Sonhos eróticos são comuns. Algumas pessoas têm esse tipo de sonho com mais frequência, outras menos. Mas de forma geral não é algo “absurdo”. Diante desses sonhos picantes, muitas vezes nos questionamos a respeito do seu significado ou se eles querem nos dizer alguma coisa.
Mas não é tão simples assim interpretá-los. Por isso, alguns profissionais da psicologia dedicam seu tempo em busca de explicações racionais sobre eles. Pensando nisso, decidimos trazer a visão de da psicologia sobre eles.
O que a psicologia diz sobre os sonhos eróticos?
Os sonhos eróticos podem despertar duas coisas em nós: prazer ou preocupações. Nos perguntamos se, por ter um sonho íntimo com alguém, estamos de fato interessados nessa pessoa. Mas não é bem assim, de acordo com a psicologia.
Os sonhos eróticos acontecem durante a fase REM do sono. Essa é conhecida por ser o momento onde ocorrem os sonhos mais intensos. E eles podem acontecer tanto com homens quanto com mulheres, então não é algo exclusivo de um sexo em específico.
Nas mulheres, por exemplo, é nesse momento em que acontece uma maior excitação sexual, podendo resultar no que a ciência chama de “orgasmos do sono”. Mas os sonhos eróticos não significam necessariamente que você tem algum tipo de desejo escondido pela pessoa. Então é bom se atentar aos detalhes.
Os tipos de sonhos eróticos, sejam eles com sexo ou não, independente do parceiro, dependem da personalidade de quem sonha, e também de quem aparece no sonho. Cada “protagonista” tem um significado próprio, de acordo com a psicologia. Então, o que significam os mais comuns?
Alguns significados de sonhos eróticos
1. Com amigo
Sonhar com um amigo não quer dizer que você sinta atração sexual por ele, principalmente se for um sexo casual. Mas “pode ser a primeira vez que o impulso é registrado conscientemente em você”, pontua Deirdre Barrett, professora de psicologia. A profissional diz ainda que, se você deseja manter as coisas platônicas, então precisa fazer uns questionamentos.
Como é esse amigo? O que você gosta nele? Fazer uma lista com as características ajuda então a desbloquear o desejo de imitar seus hábitos, segundo ela.
2. Com o ex
Ter sonhos eróticos com o ex é muito comum. Isso pode significar o encerramento de um ciclo. De acordo com o especialista em sonhos Rubin Naiman, “sonhar é curar”. “É como um processo digestivo: pegar experiências dolorosas, como um término, e ‘destrinchá-las’ para obter compreensão”, disse.
Dependendo bastante de suas experiências, o sonho com o ex pode ser sobre qualidade que você deseja ver em você mesma. Os parceiros mais românticos, por exemplo, de certa forma destacam um aspecto de personalidades de quem se envolve.
Seu ex fazia você se sentir bem, mais divertida, mas agora você está mais cautelosa sobre tudo, com responsabilidades afloradas? Então o sonho pode ser um empurrão para você reencontrar essa parte perdida.
3. Com o chefe ou colega de trabalho
De acordo com Deirdre, sonhos eróticos com pessoas do trabalho podem dizer muitas coisas. Embora você possa, de fato, ter uma atração secreta por ela, o mais provável é que você admire suas ideias. Quando o sonho for com o chefe, pode ser que você esteja atraído por seu poder. Então, quer trazer mais confiança à sua vida profissional.
4. Em algum lugar estranho
Esse tipo de sonho é diferente. No entanto, ele depende muito de você e suas associações com o lugar estranho, onde nunca esteve, que é um tipo de fetiche, diga-se de passagem. Se você está em Paris, por exemplo, que é a capital do romance, é possível que você deseja algo especial com o seu parceiro. Se for na Lua, quer dizer que as coisas estão entediantes entre vocês. O mesmo vale para qualquer lugar absurdo. Sendo assim, está na hora de inovar no relacionamento.
Fontes: Isto É; We Careon; Noticias ao Minuto