Sexting é a troca de conteúdo erótico entre pessoas por meio de aplicativos de mensagens.
Mas claro que, com o avanço da tecnologia e dos aplicativos, o sexting não fica apenas na troca de texto. Nesse sentido, é comum o compartilhamento de fotos, vídeos e áudios bem safadinhos.
No entanto, o bom senso e a confiança devem entrar em jogo quando o assunto é a sua privacidade. Por causa disso, antes de enviar aquele nudes confira as dicas a seguir, para se proteger de crimes cibernéticos e também do sexting indesejado.
Mas, antes…
O que é sexting?
O termo é uma fusão de duas palavras da língua inglesa: “sex” e “texting”, que na tradução literal para o português se torna “sexo por mensagem”. Assim, essas mensagens eróticas e conteúdo sexual podem esquentar as coisas entre os casais que já são íntimos, mas também é uma prática cada vez mais comum entre os jovens.
De acordo com a pesquisa do Journal of the American Medical Association Pediatrics, um em cada quatro jovens afirma já ter recebido mensagens com conteúdo sexual. Além disso, um a cada sete afirma ter já ter praticado sexting.
Os dados da pesquisa também revelaram que 12% dos jovens já mandaram mensagens eróticas para terceiros. Por fim, 8,4% dos entrevistados já tiveram seu conteúdo repassado sem a autorização.
Quais são os riscos e como se proteger?
O sexting deve ser feito por adultos e de forma responsável. No entanto, a mesma pesquisa que eu citei acima revelou um dado preocupante: 25% das pessoas que recebem esse desse tipo de conteúdo erótico e íntimo são jovens com menos de 18 anos.
Jovens são mais vulneráveis quando o assunto é se expor na internet. E por causa disso devem ter a orientação de um responsável. Não obstante, qualquer pessoa que troque mensagens e conteúdo íntimo na web está correndo algum risco.
Veja a seguir quais são os principais e como se proteger:
1- Não faça sexting por pressão do outro
Caso seu parceiro ou crush te pedir uma foto sensual, ou propor uma videochamada mais quente, não se sinta na obrigação de ceder apenas para agradá-lo. Só vá até o seu limite e se estiver segura.
2- Confiança é a base do sexting
Não saia se expondo para pessoas estranhas e que ainda não conquistaram a sua confiança. Afinal, como foi visto acima, é comum que a sua foto seja compartilhada sem a sua permissão.
3- Mantenha uma conexão segura
Ao enviar conteúdo erótico, evite utilizar redes públicas. Além disso, prefira aplicativos com sistema de criptografia de ponta, a exemplo do Telegram e do WhatsApp.
O Telegram, inclusive, permite uma função de “chat secreto”. Nela, se a conversa for deletada em um dos celulares, ele também some no outro.
4- Não compartilhe senhas e códigos com terceiros
Não compartilhe a senha de acesso ao seu celular com terceiros e, sempre que possível, coloque verificação em duas etapas para acessar as suas contas.
5- Não se identifique
Durante o sexting evite se identificar ao dizer o nome, por exemplo. Além disso, tente não expor cicatrizes, tatuagens ou sinais que podem levar à sua identificação.
6- Esteja sóbria
É importante que você não esteja vulnerável, mas atenta na hora do sexting. Por causa disso, evite o uso de álcool ou substâncias alucinógenas.
Revenge porn
O termo revenge porn são os vazamentos de conteúdo sexual motivado por vingança, após um término de namoro por exemplo. Fora que a vítima pode ter a conta invadida por cibercriminosos e sofrer ameaças.
Vale lembrar que a divulgação de fotos ou vídeos eróticos sem o consentimento do dono é enquadrado nos crimes de difamação ou injúria, previstos nos artigos 139 e 140 do Código Penal.
E quais são os benefícios do sexting?
O sexting pode ser a única opção para casais que moram em cidades ou países diferentes ou quando um deles está em viagem.
Além disso, mensagens mais quentes são ótimas preliminares. Isso mesmo! O sexo começa muito antes do primeiro toque. Nada melhor, portanto, do que usar a tecnologia ao nosso favor, também quando o assunto é sexo.
Afinal, esses aplicativos ajudam que pessoas tímidas possam se soltar e falar sobre sexo e seus desejos com o parceiro.
Dicas para aproveitar melhor o sexting
Confira as principais dicas para aproveitar, ao máximo, o sexting:
1- Não vá direto ao pote
Depois de se sentir segura com a pessoa por trás da tela e tomar as devidas precauções, você pode iniciar o sexting. No entanto, comece de forma sutil. Uma dica é começar um assunto, como livros eróticos ou filmes com cenas sensuais e ver como a conversa se desenvolve.
Outra dica é usar uma linguagem menos direta e mais implícita. Isso pode esquentar o clima aos poucos e deixar tudo mais gostoso.
2- Preliminar
O sexting é uma excelente forma de preliminar. Nesse caso, se você tiver um encontro no dia, pode usar a prática como uma preparação para o que está por vir.
Assim, use o sexting para conversar sobre sexo, seus desejos e também para perguntar ao outro do que ele gosta, seus limites e vontades na cama. Além de aumentar a libido dos dois, essa conversa será útil durante o contato íntimo. Para isso, use todos os recursos disponíveis e descreva com detalhes o que você gostaria que ele ou ela fizesse.
3- Saiba dizer o que você quer
O uso de emoji durante um bate-papo pode indicar que você está em busca de algo a mais. Por exemplo, o uso do símbolo de fogo, gotículas, berinjela e beijo contribuem para o repertório do sexting.
Contudo, também é importante ser direta em sua comunicação e, com isso, evitar margens para interpretação. Assim, seja explicita e fale o que você realmente busca, sem meio termo.
4- Seja autêntica
Durante o contato íntimo ou o sexo virtual, uma coisa não pode faltar: autenticidade! Seja você mesma e use a sua criatividade ao seu favor. Não tente copiar ninguém ou tentar ser quem você não é atrás de um celular. Pelo contrário, use-o como uma forma de transmitir a sua essência. Se permita sem medo de julgamentos.
Gostou destas dicas?
Fontes: dicasdemulher; universa; techtudo.