Muito se fala sobre, mas poucas pessoas sabem de fato o que é Kama Sutra e como ficou mundialmente famoso. Qual é o seu verdadeiro impacto na vida sexual das pessoas do ocidente e quem foi o grande gênio dos prazeres sexuais que o escreveu.
De forma direta, o Kama Sutra é um texto indiano antigo que aborda o comportamento sexual das pessoas. Esses “ensinamentos” ultrapassou gerações e ainda serve de inspiração sexual, principalmente quando falamos de posições para a relação sexual.
Diante do assunto, separamos três perguntas simples para você entender melhor o que é Kama Sutra. Confira a seguir.
3 perguntas para entender mais sobre o Kama Sutra
1. Sobre o que se trata o Kama Sutra?
Kama Sutra é conhecido como um guia sexual. O livro descreve 529 posições sexuais que, de acordo com o autor, podem intensificar qualquer relação. Mas, a obra completa é um pouco mais complexa, já que não se prende somente às posições como muitas pessoas acreditam. O trabalho retrata o comportamento humano como um todo em relação ao sexo.
Um estudo apontou que as posições sexuais ocupam somente 20% do livro. A obra aborda aspectos da vida, como os meios para encontrar o par perfeito, como se relacionar com outras pessoas, jeitos de cuidar da casa para obter sucesso e etc.
O Kama Sutra é dividido em sete partes e traz muitos temas filosóficos, como a necessidade de cumprir alguns deveres sociais, morais e religiosos, até como fazer da maneira correta a escolha de um parceiro. E a relação com a cultura indiana é bem presente.
De acordo com a mitologia hindu, o homem atinge sua plenitude quando pratica o dharma (virtude religiosa), o kama (o amor) e o artha (riqueza mundana). Sendo assim, Kama Sutra, em sânscrito, quer dizer “dissertação sobre o amor”.
Os ensinamentos indianos acreditam que para atingir a felicidade na vida sexual é preciso ter um conhecimento científico e, desta forma, esses ensinamentos foram considerados didáticos.
2. Quem escreveu o Kama Sutra?
O Kama Sutra foi escrito em sânscrito, a linguagem literária da antiga Índia. A obra foi desenvolvida por Mallanaga Vatsyayana, um teólogo hindu dos séculos 3 e 4. O tamanho da obra completa nos faz deduzir que ela tenha demorado a ser concluída.
De fato o autor demorou 20 anos para concluir. Durante esse tempo todo, Vatsyayana foi compilando 79 textos eróticos da Antiguidade.
Além desses textos eróticos e das posições que já citamos, o criador do livro ainda adicionou seus comentários pessoais, onde afirma que já testou todas as posições citadas. No entanto, historiadores especulam que Vatsyayana não era casado e morreu em um convento. Ou seja, ele possivelmente era virgem!
3. Como o Kama Sutra se popularizou no Ocidente?
O livro sempre foi muito popular na Índia, desde que foi concluído. Enquanto isso o resto do mundo não o conhecia, mas tudo mudou em 1883. Nesse período, toda a obra começou a ser apresentada ao mundo. Era uma grande e inovadora novidade.
O britânico Richard Burton foi o grande responsável por isso. Ele já era famoso por outras traduções importantes que impactaram o ocidente, como “As Mil e Uma Noites”, por exemplo. Richard levou a obra para o Ocidente e o livro logo se tornou um dos mais amados pelo público, principalmente o masculino.
Isso porque em sua tradução, Burton selecionou somente os trechos mais picantes. A tradução completa foi concluída há somente 24 anos. O francês Alain Daniélou foi o responsável por isso. Sendo assim, hoje em dia nós podemos ter acesso ao livro completo.
- Leia também: 16 beijos ensinados no Kama Sutra
Fontes: Metrópoles; Glamour