tendências de relacionamento

5 tendências de relacionamento para 2025

Todos nós esperamos que 2025 seja um ótimo ano para o amor, com conexões mais autênticas, longe de padrões ultrapassados. Os aplicativos amorosos sugerem algumas tendências de relacionamento para esse ano e desperta a ansiedade de muitos que buscam por uma relação tranquila, favorável aos bons momentos e prazerosa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Tinder, cerca de 20% dos solteiros entrevistados desejam “manifestar” o amor, priorizando confiança, valores e atrações físicas. Mas, você sabe quais são as tendências de relacionamento para 2025? Confira a seguir.

5 tendências de relacionamento para 2025

1. Amor com propósito

Em 2025, o amor será mais intencional, alinhado a objetivos e propósitos claros. Relacionamentos serão planejados de forma cuidadosa, com comunicação aberta e alinhamento de expectativas, visando evitar mal-entendidos e frustrações. Essa tendência reflete a busca por segurança em tempos de incertezas.

No Brasil, 64% das pessoas acreditam que o amor contribui para o sucesso pessoal e profissional, superando a média global de 43%. Além disso, 43% dos brasileiros acreditam que adotar papéis específicos no relacionamento pode trazer mais harmonia à relação.

2. Amizade como base para um amor duradouro

A famosa “friendzone” já não é vista da mesma maneira. 64% dos solteiros acreditam que a amizade é a chave para um relacionamento duradouro. Ao invés de apressar o envolvimento romântico, muitos preferem desenvolver amizades que, com o tempo, se transformam em algo mais profundo.

A vulnerabilidade e a confiança se tornam centrais, tornando a relação mais autêntica. Globalmente, 84% dos solteiros acreditam que a amizade é tão importante quanto o amor em um relacionamento, e 31% consideram-na o fator mais essencial. Entre indianos e britânicos, a crença é ainda mais forte.

3. Sexualidade sem tabus

A pesquisa indica que 49% dos solteiros consideram essencial falar abertamente sobre seus desejos sexuais desde o início. Sem espaço para joguinhos ou regras implícitas, a maioria dos entrevistados vê a conversa franca sobre intimidade como um sinal de compromisso e maturidade emocional.

A tendência é falar sobre limites, desejos e necessidades de forma honesta, criando relações mais transparentes e baseadas no entendimento mútuo.

4. Amor eco-consciente

Com a crescente preocupação ambiental, o amor agora está intrinsecamente ligado à sustentabilidade. No Brasil, Índia e Turquia, 75% dos solteiros acreditam que compartilhar valores ecológicos é essencial em um parceiro. Essa tendência reflete a preocupação com a preservação do meio ambiente, com muitas pessoas escolhendo encontros mais ecológicos, como piqueniques sem desperdício, viagens sustentáveis e presentes conscientes.

5. Sem pressa para marcar o encontro: priorizar o autoconhecimento

Inspirados pelo movimento “girl/boy sober”, os solteiros estão valorizando o tempo e a paciência. Antes de um encontro, preferem dedicar-se a explorar interesses, valores e compatibilidade, por meio de mais diálogos e trocas virtuais.

80% dos solteiros preferem não apressar a proposta de um encontro, e 86% dos usuários analisam cuidadosamente os interesses e valores do outro antes de se aproximar. No Reino Unido, 91% adotam essa abordagem detalhada ao conhecer alguém.

Fontes: CNN Brasil; Vogue; Revista Marie Claire;

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *